O colágeno é uma proteína responsável por garantir firmeza e elasticidade à pele, essa proteína é produzida naturalmente pelo corpo, mas também pode ser encontrada em alimentos ou suplementos alimentares.
Para entender um pouco melhor o que ele é, coloque as mãos sobre sua orelha ou sobre a ponta do nariz. Percebeu como eles são maleáveis e resistentes ao mesmo tempo? Pois então, esse é o resultado do colágeno, que está muito presente nessas regiões.
Essa proteína é naturalmente produzida pelo organismo, mas depois dos 30 anos, a síntese ocorre de forma mais lenta, transparecendo um pouco a deficiência deste elemento. Nesse caso, você pode investir em uma alimentação mais rica para estimular a produção natural do seu corpo ou optar por suplementação.
Os suplementos podem ser encontrados de diversas formas, como em pó, em cápsulas, em formas de líquido, como é o caso de chás e sucos. Portanto, você não terá dificuldade em encontrar a opção que considerar ideal para sua rotina.
Quais os benefícios do colágeno?

Dentre os inúmeros benefícios podemos citar os seguintes:
- Melhora da firmeza e elasticidade da pele;
- Rejuvenescimento da pele, prevenindo o envelhecimento das células;
- Fornecimento de sustentação estrutural para dentes, ossos, vasos, pele e até mesmo para alguns órgãos;
- Proteção das articulações;
- Prevenção do surgimento das temidas celulites e estrias;
- Melhora e potencializa a cicatrização;
- Promove a renovação das células;
- Previne contra a osteoporose, protegendo os ossos.
Quais os tipos de colágenos?

Quando se trata de colágeno é importante saber que existem tipos diferentes dessa proteína.
Colágeno tipo I
Esse é um dos tipos de colágenos mais conhecidos e mais abundante em nosso organismo. Encontrado em ossos, dentes, tendões e pele, se apresenta sob uma forma de fibras grossas, sendo o tipo mais resistente a tensões de diferentes naturezas.
Colágeno tipo II
É encontrado nas cartilagens. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite maior mobilidade para as articulações.
Colágeno tipo III
É muito encontrado em vasos sanguíneos de calibres mais grossos, como é o caso das artérias. Além disso, o colágeno do tipo III está presente em musculaturas lisas, como é o caso do intestino e do útero, e em órgãos específicos, como rins, baço e fígado.
Colágeno tipo IV
Esse tipo de colágeno é formado por moléculas que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar dessa maneira, promovem força e saúde à matriz de basicamente todas as células do nosso corpo.


