Matriz – Rua Barão de Jundiaí, 199 Lapa – São Paulo

Orçamento por WhatsApp

 (11) 99141-7511

Como cuidar da pele? Conheça o passo a passo para você ter uma pele bonita e saudável.

Como cuidar da pele

Muitas pessoas têm dúvida de como cuidar da pele. Para isso, nós montamos um passo a passo que vai te ajudar a ter uma pele bonita e saudável.

A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal, sendo o órgão mais pesado do corpo.

E para ter uma pele bonita e saudável são necessários alguns cuidados diários.

A seguir vamos mostrar um passo a passo de como cuidar desse órgão que é tão importante em nosso corpo:

1 – Higiene

A higiene da pele em geral é extremamente importante. Para mantê-la limpa dos poluentes e para remover os infectantes que se acumulam ao longo do dia.

A pele do rosto por ser mais sensível precisa de cuidados ainda maiores, sendo recomendada sua limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poeira e poluentes.

O excesso de sujeira na pelo do rosto leva à oclusão dos poros e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, e pode contribuir para o envelhecimento precoce.

O recomendável é fazer uso de sabonetes adequados para cada tipo de pele, e de preferência utilizar sabonete líquido.

Para peles mistas ou oleosas o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que ajudam na remoção das impurezas e desobstrução de poros.

Já as peles mais secas e normais recomenda-se sabonetes líquidos com pH neutro.

Também pode-se associar aos tônicos que ajudam a remover a sujeira, oleosidade e maquiagem. Mas assim como os sabonetes, os tônicos devem ser escolhidos de acordo com cada tipo de pele.

Hidratação

O processo de hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, e evitar problemas como ressecamento, envelhecimento precoce, descamação e irritações.

O uso de hidratantes deve ser adequado para cada tipo de pele e específico quanto a zona de aplicação: rosto e corpo.

É bom lembrar que tanto as peles secas como as oleosas precisam de hidratação.

No caso das peles oleosas, recomenda-se produtos oil free, à base de água e que não aumentam a oleosidade.

Uma boa hidratação começa por dentro e termina por fora. Portanto, além do uso de produtos específicos, o recomendado é que a ingestão de água diária seja de no mínimo dois litros e manter uma dieta rica em nutrientes faz toda a diferença.

Proteção Solar

A proteção solar é a forma mais importante de impedir o envelhecimento precoce da pele e prevenir outros problemas relacionados a exposição solar.

A proteção solar é importante pois os raios solares penetram profundamente na pele, e podem provocar diversas alterações, como surgimento de pintas, manchas, sardas, rugas dentre outros problemas.

O excesso de exposição solar também pode causar tumores benignos ou malignos, que são o conhecido câncer de pele.

A grande maioria dos cânceres de pele estão relacionados à exposição ao sol, por isso todo cuidado é pouco.

Quando sair ao ar livre, procure ficar na sombra, principalmente no horário entre às 10h00 e 16h00, nesse período a radiação UV é mais intensa.

Faça uso de protetor solar com fator de proteção (FPS) 30 ou maior.

Cubra as áreas expostas com roupas apropriadas e óculos escuros para complementar as estratégias de proteção.

Fotoprotetores

Os fotoprotetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer de pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar.

O fotoprotetor ideal deve ter amplo espectro, ou seja, boa absorção dos raios UVA e UVB, não ser irritante, ter boa resistência à água e não manchar a roupa.

Radiação UVA e UVB

Um protetor solar eficiente deve oferecer boa proteção contra radiação UVA e UVB.

A radiação UVA tem comprimento de onda mais longo e sua intensidade varia pouco ao longo do dia, ela penetra profundamente na pele, e é a principal responsável pelo fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele.

Já a radiação UVB tem comprimento de onda mais curto e é mais intensa entre às 10h00 e 16h00, é a principal responsável pelas queimaduras solares e pela vermelhidão na pele.

Como escolher um Protetor Solar?

Primeiramente devemos verificar o FPS, e qual proteção em relação aos raios UVA, e se o produto é resistente à água.

O veículo do produto (gel, creme, loção, spray, bastão) também deve ser considerado, pois isso ajuda na prevenção de acne e oleosidade.

Pessoas com tendência à acne devem optar por produtos livres de óleo. Já aquelas pessoas que suam muito e praticam muita atividade física devem evitar os géis, que saem com maior facilidade.

Como aplicar o protetor solar?

O produto deve ser aplicado com a pele limpa em torno de 30 minutos antes da exposição ao sol, e reaplicado ao longo dia a cada duas, se houver muita transpiração ou exposição solar prolongada.

É necessário aplicar uma boa quantidade do produto, equivalente a uma colher de chá rasa para o rosto e três colheres de sopa para o corpo, uniformemente, de modo a não deixar nenhuma área desprotegida.

O protetor solar deve ser usado todos os dias, inclusive nos dias nublados ou frios, pois a radiação UV atravessa as nuvens.

Conclusão.

Como foi visto, é importante se atentar ao seu tipo de pele antes de começar qualquer tipo de tratamento. Cada pele tem necessidades e formas de cuidado diferentes.

É importante ressaltar que a proteção solar é a que mais vai ajudar a manter a sua pele saudável, mas apenas o uso do filtro solar não basta. É preciso complementar com outros mecanismos, como: roupas, chapéus e óculos de proteção apropriados.

E por fim é sempre recomendado consultar um dermatologista, quando necessário, para uma avaliação mais cuidadosa da pele e para a melhor indicação de produtos e tratamentos adequados.

Quer uma ajuda para cuidar da sua pele?

A PhytoArt tem mais de 30 anos no mercado de remédios manipulados, se tornando uma referência dentre os profissionais da área e amada por seus clientes.

Converse com a nossa equipe de farmacêuticos nos nossos canais de comunicação, temos certeza de que iremos te ajudar!

Compartilhe essa publicação

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário.

Sobre a Phytoart

Inaugurada em 1987, a PhytoArt aprimorou seus processos, desenvolveu novos serviços e consolidou-se como uma das mais qualificadas farmácias de manipulação da grande São Paulo e capital.

Publicações recentes

Acompanhe a gente!