Lactobacillus são micro-organismos que habitam nosso intestino e são indispensáveis para o equilíbrio de diversas funções e estado geral do organismo.
Do contrário ao que podemos pensar, essas “bactérias” dentro da nossa microbiota (flora intestinal) não significa sinal de doença, e sim uma potente “arma” para o bom funcionamento.
Quando adoecemos e fazemos o uso de antibióticos, além desse tipo de tratamento retirar as bactérias que estão causando a doença, elas acabam matando também as que nos protegem e ajudam a equilibrar favoravelmente a nossa microbiota.
Quando desequilibramos nossa microbiota (flora intestinal) chamamos de DISBIOSE. Com esse desequilíbrio de “bactérias do bem”, podemos estar superpopulando de bactérias maléficas, que são capazes de diminuir a absorção de vitaminas e minerais vindas da ingestão de alimentos, podendo resultar em sobrepeso.
A disbiose também inibe a formação de vitaminas produzidas no intestino, como a B12, e permite o crescimento desordenado de fungos e bactérias capazes de afetar o funcionamento do organismo.
Alguns sintomas indicativos para este tipo de situação são:
- Prisão de ventre;
- Gases;
- Cólicas;
- Diarréia;
- Candidíase;
- Desconforto abdominal;
- Inchaço;
- Sobrepeso.
A suplementação com lactobacillus além de favorecer a absorção de nutrientes, melhoram o sistema imune, diminui alergias alimentares, distúrbios gastrintestinais, auxiliando no combate a diarréia, formação de gases e até mau hálito.
Para podermos estar de bem com o nosso organismo e ainda dar aquela ajudinha para a perda de peso é de suma importância que tenhamos como aliados essas bactérias do bem e espantar apenas aquelas que, de fato, nos fazem mal.
Referências:
1.Pascoal Valéria, Naves Andréia, Fonseca Ana Beatriz. Nutrição Clínica Funcional: dos princípios à prática clínica. 1a edição. São Paulo. 2007;
1.ncbi 2.scielo 3. BVS


