A saúde das articulações depende de fatores que podem ser controlados e outros que não podemos controlar como doenças e o avanço da idade.
Algumas doenças inflamatórias afetam a saúde das articulações e podem ser muito frequentes. Essas doenças são mais predominantes com o avanço da idade, mas existe fatores de risco que podemos controlar.
Alguns cuidados com a saúde das articulações, como a prática de atividades físicas e manter o peso ideal, podem ajudar a evitar dores, inchaços e condições mais graves. Isso acontece porque essas ações podem auxiliar no fortalecimento das juntas, dos ossos e dos músculos.
Existem fatores que predispõe a sofrer com essas doenças. A obesidade é um dos fatores de risco. O excesso de peso é a causa da dor nas articulações em alguns casos, e em outros é uma consequência. Por um lado, a obesidade causa estresse nas articulações, mas também é uma consequência porque o movimento fica mais difícil devido à dor.
5 Cuidados fundamentais para manter a saúde das articulações:
1- Praticar exercícios regularmente:

Mesclar exercícios de força, flexibilidade e mobilidade ajudam a preservar as articulações e prevenir dores, pois ajudam na mobilidade e flexibilidade.
2- Manter o peso ideal de acordo com o IMC:

As articulações inferiores do corpo são as responsáveis por sustentar a massa corporal. Então a pressão exercida sobre elas é diretamente proporcional à quantidade de quilos. Por isso estar acima do seu peso ideal pode resultar em dores nos tornozelos, joelhos, quadris e costas.
3- Ter cuidado com a postura:

Os cuidados de manter a postura ereta não se dá só quando estamos sentados, mas também em pé ou deitado. O ideal é manter o corpo alinhado, evitando posições nas quais os ombros fiquem para frente e as costas na diagonal a fim de evitar problemas nas articulações.
4- Consumir nutrientes anti-inflamatórios:

Alguns nutrientes possuem propriedades que podem amenizar a inflamação e consequentemente diminuir a dor nas articulações. Alimentos que alto poder anti-inflamatório são os ricos em ômega 3: salmão, atum, peixes gordos e alimentos ricos em vitamina C, como é caso das frutas cítricas.
5- Consumo adequado de Vitamina D e Cálcio:

O cálcio e a Vitamina D são grandes aliados para a saúde e fortalecimento da estrutura óssea. A saúde das articulações está relacionada com a dos ossos, uma vez que problemas ósseos podem contribuir para os surgimentos de problemas nas juntas.


