Sim, e é essencial entender essa relação entre ansiedade e compulsão alimentar para identificar os transtornos que a ansiedade pode acarretar.
Mesmo que não seja necessário ter sintomas de ansiedade para desenvolver compulsão alimentar as duas têm relação sim.
O hábito de comer de forma desenfreada sem sentir fome está relacionado a questões emocionais. E quando esse hábito ocorre com muita frequência pode desencadear prejuízos físicos e emocionais.
O que é a compulsão alimentar?
A compulsão alimentar se caracteriza por ser um transtorno alimentar em que o indivíduo apresenta crises de perda de controle sob o que ingere, e na sequência é tomado por uma sensação de culpa e auto reprovação.
Muitos são os fatores que contribuem para que as crises de compulsão alimentar ocorram, o fato é que a ansiedade é um dos aspectos que sempre está presente.
A ansiedade é uma inimiga constante de qualquer plano de alimentação.
Ela não só te faz comer mais nas refeições principais, mas também te induz a se alimentar em excesso até nos horários que não tem fome.
O indivíduo ansioso acaba comendo, mesmo sem sentir a necessidade biológica do seu organismo.
A compulsão então é uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento.
Tanto a compulsão por doces quanto a compulsão por alimentos salgados, depois de iniciada, só termina após a total eliminação de todo aquele alimento desejado.
Como lidar com a compulsão alimentar?
Busque entender o que está por trás da ansiedade que está sentindo, além de controlar as sensações negativas, as frustrações e a autocrítica.
Esses hábitos são essenciais à prevenção do comportamento compulsivo.
Contudo, nem sempre é possível superar sozinho esses desafios.
Nessas condições, o ideal é buscar ajuda profissional para direcionar as condutas terapêuticas mais eficazes, como o apoio de um psicólogo e um nutricionista comportamental que podem te direcionar.
Algumas práticas como ler, ouvir a música preferida, ver um filme ou conversar com um amigo podem ajudar a desfocar da comida e vencer a compulsão.


