A fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e tratamento de doenças, como azia e má digestão.
O que é fitoterapia?
A palavra fitoterapia tem origem do grego therapeia = tratamento e phyton = vegetal).
Ou seja, a fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na prevenção e tratamento de doenças.
A fitoterapia surgiu de forma independente em vários povos e é considerada a forma mais antiga e fundamental de medicina.
O registro mais antigo da fitoterapia é de 3.000 a.c na China, quando o imperador Cho-Chin-Kei descreveu as propriedades do Ginseng e da Cânfora.
Atualmente os medicamentos fitoterápicos são preparados e elaborados por técnicas de farmácia, além de serem produtos industrializados.
Azia e má digestão

A azia e a má digestão são fatores que geram dor, desconforto e uma sensação abdominal desagradável. Mas o que muitos não sabem é que ambos de tratam de situações diferentes.
Azia:
A azia é caracterizada por uma por uma sensação de queimação na região do esôfago, no peito, atrás do osso esterno.
Ela pode provocar dor ou incômodo que irradia para o pescoço ou garganta.
Normalmente a azia é causada por refluxo de ácido gástrico e alguns fatores de risco, como hérnia de hiato, oscilações hormonais na gravidez, ou por consumo de determinados alimentos.
Má digestão:
Os sintomas da má digestão podem ocorrer após qualquer refeição, principalmente quando há consumo em excesso de carnes e gorduras, já que esses alimentos demoram mais tempo para serem digeridos no estômago.
Outro fator que contribui para a má digestão é fazer o consumo de muito líquido durante as refeições, pois aumenta o volume do estômago e torna a digestão mais lenta.
Aplicação da fitoterapia como remédio para azia e má digestão:

A fitoterapia traz inúmeros benefícios para quem necessita de cuidados fitoterápicos, esse tipo de tratamento também é responsável por trazer eficiência contra azia e má digestão.
Fitoterápicos indicados para azia e má digestão:
Hortelã:
É bastante utilizado na indústria e gastronomia devido a suas ações benéficas, como a redução de gases, flatulência, melhora de cólicas e problemas hepáticos.
Espinheira Santa:
A espinheira é muito utilizada para tratamento do desconforto gástrico.
Tem ação de inibir o aumento da produção de ácido clorídrico gástrico, além de aumentar a atividade antioxidante e diminuir o estresse oxidativo na mucosa, como um fator de proteção.
Gengibre:
O gengibre conta com diversos benefícios, pois é antiemético (reduz a vontade de vomitar), é anti-inflamatório e contribui nos casos de digestão lenta, gastrite e flatulência.
Guaçatonga:
Essa planta é uma boa opção para os problemas de azia e má digestão.
Tem ação cicatrizante, antisséptica, antiúlcera, diurética, tônica e estimulante, fazendo com que diminua os sintomas.


